Blog do Ligeiro

CCJ encaminha mudança do feriado de Adesão à Independência (28 de julho) para Criação do Maranhão (13 de junho)

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de Lei 454/2023, de autoria do deputado Yglésio, que muda o feriado de 28 de julho, de Adesão do Maranhão à Independência, para o dia 13 de junho, que é a data de criação do estado Maranhão.

O deputado Yglésio defende a alteração que propôs. “A suposta adesão do Maranhão à Independência foi feita por um pirata. Não tem nada de honroso nessa data. A data de 13 junho é boa também relação com o Dia dos Namorados [12 de junho], que é importante para setor hoteleiro, até ‘moteleiro’ [risos], para a gastronomia, viagens, etc”, afirmou Yvglésio.

A data de 13 de junho de 1621 é a data do decreto de criação do Maranhão pela Coroa Portuguesa. A vila de São Luis, que já era sede da capitania do Maranhão, foi escolhida como sede da capital do Estado. O Estado do Maranhão e Grão Pará perdurou até 1772, quando foi anexado ao Estado do Brasil. Durante esse período de formação de um “Estado independente” até a anexação ao estado do Brasil, o território passou por várias divisões estratégicas para melhor exploração econômica.

Com relação à crítica da importância à data que marca a adesão do Maranhão à independência do estado brasileiro, o deputado se refere como pirata o Lord Cochrane. Lideranças do Maranhão queriam continuar fiéis a Portugal, mas através da espada, conseguiu fazer São Luís sucumbir em 28 de julho, marcando esta data como a adesão.

No ano passado, o ex-presidente José Sarney publicou um artigo criticando duramente a comemoração da data. Para ele, a data correta de adesão é 31 de julho, quando Caxias se rendeu, estando o Maranhão definitamente separado da Coroa portuguesa.

Confira a versão de Sarney sobre os fatos da adesão à independência. 

Compartilhe