A Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Recicla São Luís, executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), lançou, nesta terça-feira (25), no Centro Ambiental da Ribeira, Zona Rural da capital, as operações de Compostagem Orgânica. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, do secretariado municipal e agricultores beneficiados. Na ocasião, foram entregues 40 toneladas de adubo aos agricultores familiares de quatro comunidades da Zona Rural.
“Eu sempre disse que teria um olhar especial para a Zona Rural de São Luís e isso tem se concretizado. A entrega dessa compostagem representa a consolidação de uma São Luís sustentável. Com essa iniciativa, a economia ganha força, permitindo que o ciclo correto de produção e aproveitamento de recursos se estabeleça. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto envolvendo diversas secretarias municipais e mostra que a Zona Rural produz e fornece produtos de qualidade para nossa cidade. Continuaremos trabalhando para que ela prospere cada vez mais, beneficiando toda a comunidade, em um compromisso firme de promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar um futuro melhor para todos os cidadãos de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando também de outros benefícios que a Zona Rural recebeu, como asfaltamento e iluminação de LED, conquistados desde o início de sua gestão.
O processo de compostagem vai iniciar nas feiras livres, onde são coletados resíduos orgânicos, como frutas, legumes e verduras, juntamente com os restos de poda das árvores e capina transformando tudo em adubo natural. Essa coleta é realizada em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que atende os feirantes, e a Semosp, responsável pelo recolhimento dos resíduos e seu transporte até o Centro Ambiental da Ribeira.
No Centro Ambiental Ribeira localiza-se o Pátio de Compostagem, onde ocorre a separação adequada dos resíduos orgânicos, e o processo de compostagem é realizado, promovendo a sustentabilidade e o correto gerenciamento dos resíduos orgânicos na cidade. Todo esse ciclo dura 180 dias, até que esteja tudo pronto para o uso.