Blog do Ligeiro

Câmara de São Luís aprova requerimento para instalar CPI e apurar contratos da Prefeitura

A Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento, durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13), com objetivo de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar contratos suspeitos firmados pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD).

A proposta aprovada é de autoria do vereador Beto Castro (Avante) e abrange vários setores da administração pública municipal.

Somou-se a ela um outro requerimento, de autoria do vereador Álvaro Pires (PSB), que possui elemento mais concreto e direcionado para Central Permanente de Licitação (CPL).

O colegiado é formado pelos vereadores Marcial Lima (PSB), Marlon Botão (PSB), Andrey Monteiro (PV), Pavão Filho (PDT), além do próprio Álvaro Pires.

Presidente e relator serão escolhidos ainda esta semana.

“Na verdade, o meu requerimento foi incluído ao outro documento que já havia sido apresentado”, confirmou o parlamentar ao editor do Blog.

No último dia 08, o prefeito exonerou do cargo de presidente da CPL Washington Ribeiro Viêgas Neto.

Em seguida, demitiu, de uma só vez, 13 outros servidores do órgão.

As demissões ocorreram após tornar-se pública uma dispensa de licitação, no valor de R$ 18 milhões, que beneficiou a empresa Aroma & Sabor Alimentos LTDA, de propriedade de Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido como “Sorriso”, que foi assessor parlamentar de Eduardo Braide quando este exerceu o cargo de deputado estadual.

O contrato prevê fornecimento de alimentação para Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (SocorrãoII), Casa de Parto Nazira Assub, Hospital da Criança, Pronto Socorro do Anil, CAPS AD, CAPS II e CAPS Infantil.

A repercussão do caso ganhou novos contornos após o editor do Blog noticiar que, esta, não havia sido a primeira vez que “Sorriso” havia sido beneficiado com o dispositivo da dispensa de licitação no governo do seu ex-chefe.

O Restaurante Pier 77, nome de fantasia da Aroma & Sabor, recebeu, em 2022, R$ 1.834.920,00 da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) para prestação de serviço, em caráter emergencial, de preparo e fornecimento de quentinhas para atender as necessidades da pasta dirigida pelo engenheiro David Col Debella.

Compartilhe