Mais uma novela de corrupção se desenrola nos bastidores da Prefeitura de São José de Ribamar. E os protagonistas da vez são Julinho e Natercio. O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) não poderia ficar de fora dessa e já bateu o martelo determinando a suspensão da Concorrência Pública nº 13/2023 da prefeitura, alegando um festival de irregularidades que fazem qualquer escândalo de novela parecer fichinha.
O enredo ganha um toque especial com o Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde (Intecs), que resolveu chutar o balde e denunciar à Polícia Federal uma série de crimes envolvendo a contratação desse instituto da gestão. Ah, o famigerado “batismo”!
E se você acha que acabou por aí, meu caro leitor, está enganado! O Instituto de Desenvolvimento e Gestão foi agraciado com um contrato milionário para gerenciar e executar atividades de saúde no Hospital e Maternidade de São José de Ribamar. Tudo isso em sintonia com as Políticas de Saúde do SUS e as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. Afinal, nada como um contrato suculento para animar a festa, não é mesmo?
*ESPERE, AINDA TEM MAIS!*
O Ministério Público de Contas (MPC) joga mais lenha na fogueira, alegando que o tal instituto “abençoado” pela dupla dinâmica Julinho/Natercio não tem o costume de ser transparente. Cadê o portal de transparência? Sumiu! E olha que lá deveriam estar todas as informações vitais sobre o contrato de gestão. Que coisa, não é mesmo? Uma verdadeira festa da transparência!
Mas antes que você se anime pensando que a justiça será feita, segura essa! O TCE/MA, em sua incrível sabedoria, decide não acatar a medida cautelar que exigiria a imediata divulgação das informações. Por que não? Por falta de requisitos legais, é claro! Em vez disso, preferem uma inspeçãozinha básica “in loco” para dar uma conferida na execução dos serviços e na transparência das informações.
Ah, a política brasileira… Sempre nos brindando com seus enredos cheios de reviravoltas e surpresas! Então, meu caro leitor, pegue a pipoca e o refrigerante, porque essa novela promete capítulos emocionantes!
E fica a pergunta: Qual interesse do relator que pegou o processo desde o ano passado e nunca colocou em pauta?