Blog do Ligeiro

Programa Formando e Cozinha abre inscrições para novas turmas

No mês de julho, o Formando e Cozinhando, programa do Governo do Maranhão coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), abriu inscrições para 450 novas vagas da formação completa em Cozinha Básica para os municípios de Alcântara, Araioses, Balsas, Carolina, Primeira Cruz, Paulino Neves, Tutóia, Riachão e Santo Amaro.

O curso promove qualificação para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de 2 anos, e idade igual ou superior a 21 anos, por meio de aulas teóricas e práticas ministradas por gastrólogos, gastrônomos, nutricionistas, chefs de cozinha e convidados, em conformidade com o Decreto Estadual nº 36.964, de 20 de agosto de 2021.

As inscrições acabariam nesta quarta-feira (31) no site formandoecozinhando.ma.gov.br  mas foram prorrogadas por tempo independência . O prazo para as inscrições de Carolina iniciam dia 5 de agosto e finalizam no dia 23.

Em agosto, mais 100 vagas serão disponibilizadas. Dessa vez, para futuros alunos de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. São 50 vagas para turma de confeitaria artesanal e 50 vagas para turma de massas, pães e molhos artesanais. Inscrições iniciam a partir do dia 19 de de agosto no site formandoecozinhando.ma.gov.br.

Sobre o Formando e Cozinhando

No ano de 2021, em sua primeira edição, o projeto possibilitou oportunidade para 25 jovens maranhenses se tornarem autônomos, competentes, atuantes no mundo do trabalho e partícipes nas mudanças sociais. Hoje, no quesito empregabilidade, 73% dos alunos estão inseridos no mercado de trabalho da gastronomia.

Em 2022, propôs duas turmas, ambas no município de São Luís, somando 60 alunos (50 vagas para o público em geral e 10 vagas exclusivas para o público LGBTQIA+), ministradas no Iema Gastronomia, com duração de formação de 168h.

No ano de 2023, o Formando e Cozinhando cresceu, oportunizando a Formação Básica de Cozinha para mais de 200 maranhenses de baixa renda, entre os municípios de São Luís, Barreirinhas, Vila de Atins – Barreirinhas, Cururupu, Guimarães e Imperatriz, incentivando possibilidades de expansão e valorização da agricultura familiar por meio do resgate do uso de insumos locais para produções na cozinha, localização turística de potenciais gastronômicos para rotas de circulação no Maranhão, valorização da cadeia produtiva do território, geração de emprego e renda, desenvolvimento cultural, econômico e social.

Compartilhe