Blog do Ligeiro

Hildo Rocha repercute na tribuna da Câmara eficácia do “Observatório” criado pelo IFMA

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) destacou o êxito e a importância de uma iniciativa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que tem contribuído para monitorar e avaliar o desempenho dos egressos da instituição, no mercado de trabalho.

“Esse Observatório permite que se possa planejar de forma mais eficiente a oferta de cursos, pois realiza o monitoramento dos egressos para verificar se os ex-alunos do instituto federal estão empregados e qual é a sua base salarial. Para isso, utilizam como base a Relação Anual de Informações Sociais — RAIS e também as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados — CAGED”, destacou o parlamentar.

Metodologia simples e eficaz

Hildo Rocha explicou que o cruzamento de dados fornece informações interessantes, que nos permitiram chegar à conclusão de que os egressos do IFMA, tanto dos cursos técnicos quanto de engenharias, têm uma empregabilidade bem maior do que os egressos de outras instituições.

“Além disso, o salário pago a eles é muito superior ao pago a egressos de outras entidades de ensino, tanto de cursos técnicos quanto de ensino superior”, enfatizou Hildo Rocha.

Modelo será adotado em todo o Brasil

O deputado ressaltou que em razão da eficácia da iniciativa, a aplicação da metodologia será expandida para todo o Brasil.

“Esse Observatório, de tão bom que é, será usado por todos os institutos federais do Brasil. Por meio desse monitoramento dos egressos dos institutos federais chegou-se à conclusão de que o instituto federal traz lucro um enorme lucro social. Foi feito um estudo com base nos rendimentos de todos os profissionais egressos do instituto federal, somando-se todos os salários. A soma de todos os salários dos egressos, em 1 ano, é três vezes superior ao que o instituto federal gastou no mesmo período. Portanto, trata-se de uma instituição eficiente, eficaz e que traz resultados bastante positivos para os maranhenses e para o povo brasileiro”, sublinhou Hildo Rocha.

 

Compartilhe