A Assembleia Legislativa do Maranhão concede nesta sexta-feira, 19, em Sessão Solene no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, a Medalha do Mérito Legislativo ao médico nefrologista e ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado.
O Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão dispõe, em seu artigo 139, “d”, que a Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rego será destinada a homenagear os cidadãos que concorrerem decisivamente para o desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do Maranhão e do Brasil. A proposição de concessão da honraria ao homenageado é de autoria do deputado Neto Evangelista.
Reitor da UFMA por três mandatos, Natalino Salgado tem uma vasta folha de serviços prestados à educação e saúde no estado. Na condição de reitor da UFMA e vice presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), foi presidente da Comissão dos Hospitais Universitários, participando ativamente do debate político nas Universidades e no Congresso Nacional para a criação e efetivação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como alternativa para a reestruturação, sustentabilidade e fortalecimento dos hospitais universitários.
Durante o seu primeiro mandato foi criada, em 2011, a Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, por meio da LEI Nº 12.550, integrando um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.
Atualmente, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Natalino Salgado Filho é membro efetivo em diversas sociedades, academias e associações. São elas: Academia Nacional de Medicina, Academia Maranhense de Medicina, Academia Maranhense de Letras, Sociedade Brasileira de Nefrologia (membro do Departamento de Nefrologia Clínica da SBN, tendo sido Vice-Presidente no biênio 2007-2008), Sociedade Maranhense de Nefrologia (foi o fundador e o primeiro presidente), International Society Nephrology (ISN), American Society Nephrology (ASN), Sociedade Brasileira de História da Medicina, Academia Maranhense de Ciências (AMC), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) e Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).
É professor aposentado do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da Universidade Federal do Maranhão e membro permanente de diversos Programas de Pós-graduação na UFMA, a exemplo dos Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança.