O candidato Duarte foi o grande destaque do debate promovido pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo, nesta quinta-feira (3). Com segurança e foco nas necessidades reais da população, Duarte trouxe à tona propostas concretas para melhorar a vida dos moradores de São Luís, enquanto desmentia as _Fake News_ espalhadas pelo atual prefeito Eduardo Braide. O evento reuniu todos os candidatos à prefeitura, mas foi Duarte quem mais mostrou domínio do debate e compromisso com as demandas mais urgentes da cidade.
Durante sua participação, Duarte fez questão de deixar claro que suas propostas para a infraestrutura são voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que mais precisam. Ele enfatizou que, enquanto o atual prefeito se gaba de obras pontuais e de grande visibilidade, muitos bairros de São Luís seguem abandonados. “Infelizmente, a São Luís da propaganda não é a São Luís da vida real”, afirmou Duarte, apontando que as áreas periféricas ainda sofrem com problemas de drenagem e saneamento básico, enquanto a administração Braide prioriza obras de fachada.
Além de propor soluções concretas para resolver problemas estruturais, Duarte aproveitou o espaço para desmentir as falsas acusações feitas por Braide sobre a merenda escolar. “O atual prefeito insiste em mentiras”, declarou Duarte, afirmando que nunca entrou com uma ação para suspender a merenda, mas sim para evitar que alimentos de baixa qualidade, como a farinata, fossem servidos às crianças da rede pública. Sua postura firme e esclarecedora não deixou espaço para dúvidas, destacando-se como um defensor incansável da verdade.
Duarte também reforçou seu compromisso com a educação inclusiva, lembrando que São Luís possui mais de 111 mil alunos, mas que a atual gestão falha em fornecer cuidadores adequados para os estudantes com deficiência. “Como pai atípico, vejo a precariedade e a falta de inclusão nas escolas da nossa cidade”, afirmou. Seu compromisso em melhorar a educação pública foi um dos pontos altos do debate, contrastando com a gestão atual, que segundo Duarte, apenas “entrega reformas de qualquer jeito.”
Sobre o tema Saúde, Duarte reafirmou que Saúde é prioridade relembrou suas propostas, que englobam uma parceria com o governo federal através do programa Saúde na Hora e parceria com a iniciativa privada, através de compensação. “São R$ 58 milhões por ano de ISS. E, ao invés de cobrar esse imposto, nós vamos fazer parceria. Com esse recurso, dá para financiar, de acordo com a tabela SUS mais de 3 milhões de consultas. E é assim, com gestão séria, com parceria com o governo federal, com o governo do estado, com a iniciativa privada, que a gente vai reduzir e zerar a fila da saúde de São Luís”.
Em relação à assistência social, Duarte destacou que a atual gestão desmantelou a Semcas e ressaltou que esta secretaria “é fundamental para garantir o acesso à saúde, mas infelizmente, vários programas sociais não estão sendo acessados pela população, como a tarifa social, Bolsa Família”.
Ao longo do debate, ao apresentar suas propostas, Duarte demonstrou conhecimento, preparo e, principalmente, empatia com a realidade dos cidadãos. Como por exemplo, quando relembrou o caos do sistema de transporte público de São Luís e apresentou suas propostas concretas que envolvem parceria com o governo federal por meio do programa Refrota, e a transformação dos terminais de integração em shoppings de serviços, para garantir maior segurança e comodidade para o usuário do transporte.
“A última vez que um terminal de integração foi reformado em São Luís não foi pelo prefeito que está aí, apesar de ter prometido, nem pelo prefeito que passou. Foi reformado por mim, como presidente Procon. Com as parcerias que nos propomos a fazer o custo desse serviço não vai sair mais da tarifa. A tarifa vai ser utilizada para pagamento dos rodoviários, coisa que, infelizmente, a atual gestão não fez, fez foi retirar os cobradores”.
Duarte finalizou o debate agradecendo a todos os familiares, amigos e apoiadores que estiveram ao seu lado ao longo da campanha. Ele também confrontou as mentiras propagadas por seus adversários com argumentos e propostas reais, sem cair em provocações, mostrando que está pronto para liderar São Luís de forma transparente e eficiente.