Resultado alcançado pela primeira vez coloca o Judiciário maranhense em 4º lugar entre tribunais estaduais de médio porte do país
O Tribunal de Justiça do Maranhão alcançou, pela primeira vez, o nível Excelência em Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na avaliação de 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado coloca o TJMA em quarto lugar entre os tribunais estaduais de médio porte e na 19ª posição no ranking nacional, que abrange 94 tribunais em todo o país.
Com 94,25 pontos no índice iGovTIC-JUD, o Tribunal maranhense obteve um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior, consolidando seu avanço em maturidade de governança de TI.
Para o presidente da Comissão de Informática e do Comitê de Governança de TIC, desembargador Jorge Rachid, a pontuação reflete os contínuos esforços para modernizar a Justiça e melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade.
“Destacam-se a implementação de governança estratégica de TIC, avanços em segurança da informação, adoção de serviços em nuvem e investimentos tecnológicos, melhorando, assim, a qualidade e segurança dos serviços prestados. De parabéns, portanto, a nossa Diretoria de Informática, capitaneada pelo doutor Cláudio Sampaio, e toda a equipe da Diretoria de informática. Parabéns, também, obviamente, ao nosso TJMA”, exaltou Jorge Rachid.
A Figura abaixo exibe o crescimento da pontuação do TJMA no iGovTIC-JUD nos últimos 4 anos:
MATURIDADE
Elaborado pelo CNJ, o índice avalia a maturidade na área da tecnologia da informação e comunicação e, também, a percepção da área negocial em relação aos serviços de TIC. Dentre os fatores que impulsionaram a conquista, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação detalha iniciativas estratégicas.
Na área de Governança e Gestão de TIC, a implementação de uma estrutura integrada, de forma estratégica, com todos os setores da Diretoria, que resultou em uma gestão estratégica orientada a performance e resultados.
Os avanços na implementação das diretrizes de Segurança de Infraestrutura Crítica e da Governança da Segurança da Informação foram outro ponto destacado, concluindo a elaboração dos planos de ação dos manuais instituídos pela Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (Ensec-PJ), de acordo com a Resolução CNJ nº 396/2021.
Também a definição de estratégias para adoção e migração de serviços de TIC para a nuvem, com vistas à futura contratação de provedores especializados, que visa otimizar a infraestrutura tecnológica e aprimorar a eficiência dos serviços prestados.
E no setor de investimentos em tecnologia, a aquisição de novas ferramentas e infraestrutura tecnológica, aliada à constante atualização dos sistemas existentes, permitiu ao TJMA oferecer serviços mais ágeis e seguros.
“Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe envolvida na área de TI do Tribunal”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cláudio Sampaio. “Estamos comprometidos em continuar avançando e oferecendo soluções tecnológicas cada vez mais eficientes e inovadoras para a Justiça maranhense”, acrescentou.
Com esse resultado, prossegue Cláudio Sampaio, o TJMA se posiciona como referência em governança de TIC no âmbito do Poder Judiciário brasileiro, demonstrando que é possível conciliar tradição e inovação para oferecer um serviço público de qualidade.
Veja o resultado geral do iGovTIC 2024 no painel analítico do CNJ.