Após as eleições municipais, três figuras políticas se destacaram no Maranhão: o governador Carlos Brandão (PSB), o deputado federal licenciado e atual ministro dos Esportes, André Fufuca, e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil).
Esses políticos se fortaleceram porque suas siglas — PSB, MDB, PP e União Brasil — foram as que mais elegeram prefeitos e vereadores em todo o estado.
As articulações de Carlos Brandão foram cruciais para o sucesso de diversas candidaturas em várias regiões do Maranhão, consolidando sua posição como um dos principais nomes da política local.
Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil no estado, também firmou seu lugar no cenário político. O partido teve um crescimento significativo, impulsionado pela atuação ativa do deputado nas articulações eleitorais, além do apoio decisivo do governador Brandão, que tem forte influência no partido.
O União Brasil foi o partido que mais elegeu prefeitas no Maranhão. “Com orgulho e determinação, nossas candidatas mostraram que a força feminina é essencial para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Parabenizamos cada uma das eleitas! É essa força que vai transformar o Maranhão com políticas que façam a diferença na vida de cada cidadão”, comemorou Pedro Lucas Fernandes pelas redes sociais.
Já André Fufuca, à frente do Progressistas (PP), também se destacou. Sob sua liderança, o partido ampliou expressivamente sua base de prefeitos e vereadores em municípios estratégicos do Maranhão.
Prefeituras – O MDB subiu de 7 para 37 prefeitos , o PP de 17 para 29, e o União Brasil de 13 para 26. O PSB, partido do governador, foi de 6 para 19 prefeituras.
O PL, partido liderado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, manteve sua força, sendo a sigla com maior número de prefeitos eleitos, alcançando 41 gestores, em comparação com os 40 eleitos em 2020.