Durante a sessão plenária desta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de São Luís, alguns vereadores mais uma vez propuseram o desconto salarial para os parlamentares que faltarem às sessões ordinárias e não apresentar uma justificativa para a ausência.
Por diversas vezes, as sessões da Câmara de São Luís estão sendo encerradas previamente por falta de quórum, ou seja, a quantidade mínima de vereadores presentes no plenário para dar início aos trabalhos legislativos. Tal situação vem ganhando uma ampla repercussão, dada às vezes que ela se repente.
Desconto – A possibilidade do desconto salarial para vereadores faltosos já havia sido levantada outras vezes no parlamento ludovicense. Nesta segunda-feira, o vereador Aldir Júnior (PL) voltou a abordar o tema, uma vez que, de acordo com o Regimento Interno da Casa, o desconto salarial dos parlamentares é uma opção a ser aplicada em casos de faltas injustificadas.
“Já passou do momento de cobrar as faltas e, financeiramente, é a única modalidade de impor respeito dentro deste plenário e principalmente dentro desta cidade. Eu não quero dizer que amanhã eu não vou faltar, mas eu quero ser o primeiro a receber desconto no meu salário”, disse o vereador Aldir Júnior
A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Ribeiro Neto (PSB). “Muitos parlamentares, invés de estarem aqui, estavam em outras atividades. Não podemos ser penalizados nas redes sociais por causa de uma conduta de outros parlamentares. Cada uma desenvolve o seu mandato da forma que acha melhor, mas acredito que tenha que haver um bom senso para podermos deliberar os projetos importantes para São Luís”, disse.
O vereador Raimundo Penha (PDT), por sua vez, sugeriu que o assunto fosse debatido em uma reunião interna, tendo em vista que a Câmara está se debruçando na análise do orçamento municipal. “É nítido que esse tema é sensível. Essa é mais uma contribuição para os novos colegas que entrarem”, frisou.
Ao final dos debates, o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), convidou os vereadores para uma reunião a ser realizada nesta quarta-feira (27) para discutir sobre o assunto.