O deputado federal Duarte Jr. (PSB) segue fazendo o dever de casa quando o assunto é articular politicamente a sua pré-candidatura a prefeito de São Luís. Nesta semana, ele recebeu a confirmação da direção nacional do PT de que o partido do presidente Lula apoiará o seu nome na capital maranhense.
A entrada dos petistas nacionais faltando ainda 200 dias para as eleições reforça a articulação de Duarte, sobretudo em Brasília. Há poucos meses ele esteve com a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, dialogando para a construção de um projeto de união em São Luís que se concretizou de vez após o encontro ocorrido na última segunda-feira (18).
Com o presidente Lula em seu palanque, Duarte ganha o cabo eleitoral mais forte da política do Brasil. Na capital maranhense, o petista teve mais de 345 mil votos no 1° turno nas eleições de 2022, o que representa 56,50%.
Duarte tem demonstrado maturidade política ao conseguir aglutinar, em torno do seu nome, vários partidos de diferentes posições ideológicas. E a montagem de uma frente ampla dará a musculatura que ele não teve em 2020, quando acabou sendo derrotado no segundo turno para o prefeito Eduardo Braide.
Mas, pela movimentação do jogo até o momento, Duarte vem fazendo bem o seu papel e caminha para sair vitorioso das urnas em 2024.