Na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Dr. Gutemberg, autor da proposição e representando o presidente da casa parlamentar, vereador Paulo Victor, conduziu uma grande sessão em homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo da Fonseca, pelos seus 31 anos de magistratura. A solenidade, que foi muito prestigiada por autoridades de diversas áreas, ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário Simão Estácio da Silveira, na sede da Câmara Municipal de São Luís.
Foi um dia carregado de simbolismo e reconhecimento ao trabalho do ministro maranhense, Dr. Reylnado da Fonseca, que completou, recentemente, oito anos como membro do STJ e 31 anos de exercício no Poder Judiciário. O ministro tem reconhecimento nacional e uma trajetória marcada pelo aprimoramento da Justiça Brasileira e a defesa do Estado Democrático de Direito.
Autor da proposição na Câmara Municipal de São Luís, o médico, bacharel em Direito e vereador, Dr. Gutemberg destacou a trajetória profissional do ministro e ressaltou que o trabalho dele é exemplo e engradece os maranhenses.
“É um orgulho muito grande para todos nós realizar essa homenagem. Agradeço do fundo do meu coração, por esta casa, a quarta mais antiga Câmara de Vereadores do país, e seus 31 vereadores e vereadoras que representam o povo de São Luís, aprovaram este requerimento para prestar essa justa homenagem. É uma honra ter nosso conterrâneo em posição de destaque no maior órgão da Justiça. Vossa Excelência, ministro Reynaldo da Foncesa, tem um trabalho exemplar no aprimoramento da justiça brasileira”, pontuou o vereador Gutemberg Araújo.”
Em outro momento, Dr. Gutemberg homenageou também o poder Judiciário e magistratura ao mencionar trechos do ministro Humberto Martins, do Supremo Tribunal Federal. O vereador ainda destacou, que além do conhecimento jurídico, o ministro Reynaldo da Fonseca tem um forte dom para a literatura e tem como marcas de trabalho: a simplicidade, solidariedade e fortes laços com suas raízes.
“Neste mês de agosto, celebramos o bicentenário do poeta e grande escritor maranhense Gonçalves Dias. E destaco que o ministro Reynaldo, além de todas as qualidades jurídicas, é autor de importantes obras literárias. E falando do cidadão, Reynaldo da Fonseca, se eu tivesse que escolher palavras para caracterizá-lo, eu escolheria: simplicidade, fraternidade, solidariedade e fortes laços com suas raízes. Salta aos olhos um homem com uma trajetória tão rica, chegar ao mais alto grau da magistratura e guardar consigo os princípios de amor a sua terra e a sua gente. Parabenizamos, Vossa Excelência, pela sua exitosa caminhada no judiciário, construindo um grande legado para todos nós. Um homem de fé, coerente aos seus princípios de vida, um magistrado à serviço da sociedade, que luta por uma construção de uma sociedade fraterna”, completou Dr. Gutemberg.
Durante o seu discurso, o ministro Reynaldo da Fonseca ressaltou a alegria de receber a homenagem. O ministro iniciou o discurso destacando a satisfação em estar na Câmara Municipal com a sessão solene conduzida pelo vereador Dr. Gutemberg e o orgulho de ser ludovicense.
“Estou muito feliz e honrado com esse momento, liderado na oportunidade pelo vereador Dr. Gutemberg. Ser ludovicense significa resgatar a cultura maranhense e o Estado Democrático de Direito. Ser ludovicense significa elogiar nesse momento todos os atores da justiça, como os advogados, como o meu pai que foi advogado por mais de 45 anos, o membros do Ministério Público, órgão que tive a honra de servir por um breve período, entre outros. Agradeço ao Tribunal de Justiça do Maranhão, e a todos que me acolheraram durante a minha trajetória profissional. Agradeço ao Dr. Gutemberg e a Câmara Municipal de São Luís por essa linda homenagem”, destacou o ministro Reynaldo da Fonseca.
Estiveram presentes na homenagem: o procurador-geral do município de São Luís Bruno Duailibe, representando o prefeito Eduardo Braide (PSD); o desembargador Ricardo Tadeu Duailibe, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA); o desembargador Carvalho Neto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região do Maranhão (TRT 16); o professor doutor Alberto José Tavares Vieira da Silva, desembargador federal; o doutor Rubem Lima de Paula Filho, juiz Federal e diretor do Fórum da Sessão Judiciária do Maranhão; o presidente da Academia de Letras Jurídicas, Júlio Moreira; o presidente da Academia Maranhense de Medicina, Dr. Márcio Soares Leite; a vice-presidente da OBA, advogada Tatiana Pereira; o superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal de Barros Filho; Manoel Guedes, presidente da Acomac, entre outras autoridades como juízes federais, promotores de Justiça, defensores, advogados, familiares e amigos.
Trajetória Ministro Reynaldo da Fonseca – Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Reynaldo da Fonseca ingressou na magistratura em 1992, após aprovação em concurso para o cargo de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Em 1996, foi promovido para a Justiça Federal no Maranhão. Em 2009, foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que exerceu até a sua escolha para o STJ, em 2015.