Blog do Ligeiro

Governo decide adiar Concurso Nacional Unificado em todo o país

O governo federal adiou a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que estavam marcadas para este domingo (5) em todo o país. A nova data ainda não foi definida.

A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que causaram alagamentos, destruição de moradias e, até o momento, deixaram mais de 30 mortos

O CNU é uma iniciativa inédita que reúne em um único exame os concursos para diversos órgãos da administração pública federal. O objetivo é simplificar o processo seletivo e reduzir custos para o governo e para os candidatos.

Vagas e inscrições

Nesta primeira edição do CNU, estão em disputa 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das vagas disponíveis, mediante pagamento de uma única taxa de inscrição.

Local de prova

Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão disponibilizadas 75.730 salas para a aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos inscritos farão a prova em um local a até 100 km de distância de sua residência.

Impacto das chuvas

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram transtornos para milhares de pessoas, além das vítimas fatais. O adiamento da prova do CNU foi necessário para garantir a segurança dos candidatos e dos profissionais envolvidos na aplicação do exame.

Compartilhe