O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Ministério das Comunicações (Mcom) realizaram, na tarde desta quinta-feira (26), a entrega de 20 computadores ao Instituto Beneficente Albino Soeiro (IBAS), localizado em São Luís-MA. A ação faz parte do programa Computadores para Inclusão, que recebe equipamentos usados e os encaminha para centros de recondicionamento, encarregados de recuperar e destinar os aparelhos a pontos de inclusão digital.
O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, assinou o termo de doação das máquinas, que foram recuperadas pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da instituição de ensino. “Esta é uma importante parceria do IFMA com o Ministério das Comunicações, para contribuir com o desenvolvimento digital do Maranhão”, destacou.
A presidente do IBAS, Ana Claudia Reis, explicou que, com os computadores recondicionados, a instituição pretende ampliar os serviços, passando a oferecer cursos em informática e outras capacitações. “Atualmente, o IBAS oferece serviços de saúde, como consultas médicas em 11 especialidades, tratamento odontológico e fisioterapia, à comunidade. Nosso objetivo é formar um centro de capacitação, estendendo para a educação as atividades ofertadas. Agradecemos e parabenizamos o Ministério das Comunicações, o IFMA e o CRC por essa oportunidade. Estamos de mãos dadas com essa parceria que contribui para o desenvolvimento e a inclusão digital. “, disse a diretora.
Com a doação ao IBAS, o CRC do IFMA atingiu a marca de 75 máquinas doadas para pontos de inclusão digital. Outras cinco instituições da capital maranhense já foram beneficiadas com a iniciativa – Coletivo de Mulheres Negras da Periferia, no Coroadinho; Educandário Santo Antônio, no Anil; Centro de Ensino Vinícius de Moraes, na Divineia; Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social (ADECRES), na Liberdade; e Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez Professora Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS), no bairro Alemanha.
Como receber ou doar computadores
Para receber equipamentos recondicionados, um formulário deverá ser preenchido para cadastro do solicitante como PID, informando a quantidade de equipamentos a serem solicitados. O acesso ao formulário deverá ser realizado com uma conta gov.br. Clique aqui para saber mais
Já as doações de equipamentos devem ser feitas por meio do Ministério das Comunicações (Mcom). Podem doar não apenas entidades da administração pública federal, mas também empresas públicas e de economia mista, os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário em todas as esferas, Governos Estaduais e Municipais e o setor privado (Lei 14.479/2022). Órgãos interessados precisam encaminhar ofício contendo a lista dos equipamentos, manifestando interesse na doação dos bens para o Programa Computadores para Inclusão. As listagens recebidas são apresentadas para os CRCs que estão vinculados ao MCom, para avaliação e manifestação de interesse.