Blog do Ligeiro

Instituto Opinião: Braide 34,3%; Orleans 16,2%; Camarão 14,9%; e Lahesio 10,7%

O Jornal Pequeno divulgou nesta quarta-feira, 28, números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, do Paraná, que mensurou a preferência do eleitorado maranhense em relação a disputa pelo comando do Governo do Estado, em 2026.

O levantamento, que realizou duas mil entrevistas, no período compreendido entre os dias 21 a 23 deste mês, tendo margem de erro de 2%, para mais ou para menos, apontou liderança do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que marcou 34,3% no cenário estimulado.

Braide se manteve no mesmo patamar de outras pesquisas já divulgadas.

A novidade ficou por conta do crescimento do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), que apareceu em segundo lugar, com 16,2%.

Orleans, em levantamentos anteriores, oscilava na terceira ou quarta posições.

O auxiliar do governador Carlos Brandão (PSB) é, neste momento, o principal nome para sucessão do socialista e vem mantendo agenda intensa em todas as regiões do Maranhão, funcionando como principal interlocutor da classe política com o Palácio dos Leões.

Na terceira posição, de acordo com a pesquisa, está o vice-governador Felipe Camarão (PT), que pontuou com 14,9%, seguido pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato derrotado em 2022, Lahesio Bonfim (Novo), com 10,7%.

16,3% não souberam responder; 6,3% brancos ou nulos; e 1,4% não opinaram.

O Opinião também levantou o nível de influência de Carlos Brandão em relação ao pleito majoritário.

36% dos entrevistados disseram votar em um candidato apoiado pelo governador.

20% foram contrários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *