Blog do Ligeiro

Maratona Farinha de Babaçu abre inscrições para estudantes universitários; evento será realizado no dia 13 de dezembro

A ação visa criar novos usos para a farinha de babaçu; e será realizada no Sebrae Lab, a partir das 8h.

SÃO LUÍS – Criar novos usos para a farinha de babaçu, de produtos alimentícios até inovações para o mercado de cosméticos, moda e bioenergia. Esse é o foco central da “Maratona Farinha de Babaçu”, evento realizado pela Rede Mulheres do Maranhão e promovido pela Mandū – Inovação Social e Fundação Cargill, que ocorrerá no próximo dia 13 de dezembro, em São Luís (MA).

A maratona é um convite para que estudantes universitários – público-alvo do evento (a partir de 18 anos) –, possam transformar a farinha de mesocarpo, importante alimento nutricional de promoção e manutenção de segurança alimentar, em soluções criativas e impactantes para as comunidades e territórios que vivem a partir da cadeia do babaçu, como a Rede Mulheres do Maranhão.

Considerado um super ingrediente com potencial gigantesco para a sustentabilidade e inovação, a farinha de babaçu é o grande destaque da maratona, onde os estudantes, divididos em equipes, poderão elaborar novas utilidades para o ingrediente.

Proposto pela Rede Mulheres do Maranhão, o evento é voltado, também, para estudantes com vontade de inovar, aprender e, claro, transformar o futuro de formas criativas e sustentáveis. Durante a maratona, o público irá se conectar com diversos agentes inovadores, além de contribuir para a sustentabilidade e soluções reais para o futuro da cadeia do babaçu.

Previsto para o dia 13/12, das 8h às 17h30, no Sebrae Lab (localizado no Sítio do Rangedor, na Av. Jerônimo de Albuquerque, no bairro do Cohafuma, em São Luís), a “Maratona Farinha de Babaçu” já está com inscrições abertas – são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de dezembro, por meio do link: https://bit.ly/495xWnc.

O projeto visa, também, promover a segurança alimentar e o fortalecimento da cadeia do babaçu através da inserção da farinha de mesocarpo nas compras públicas, na cadeia de valor da grande indústria e em feiras livres de São Luís. E, além disso, a promoção do aumento da renda e autonomia financeira de empreendedores comunitários e a valorização do empreendedorismo feminino; o incentivo à segurança alimentar de crianças e adolescentes de escolas/creches públicas, através da melhora da qualidade nutricional com um produto mais saudável e econômico. Isso tudo sem perder de vista a importância das pesquisas acadêmicas para as práticas de inovação e aumento da produtividade.

No total, são 40 vagas, com prêmios que variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Serão escolhidas as ideias que melhor apresentarem critérios como: relevância da solução proposta, impacto socioambiental, viabilidade técnica e econômica, originalidade e inovação, clareza e qualidade da apresentação. Para saber mais sobre o edital, acesse: https://drive.google.com/file/d/1MzTOJQ0mEU_A2gZonIs_DVAm2RzM0XMh/view.

Rede Mulheres do Maranhão

A Rede Mulheres do Maranhão tem como objetivo contribuir na inclusão e transformação socioeconômica das mulheres do Maranhão. Dentro da rede, são 16 negócios sociais, com impacto em mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, que encontraram no trabalho coletivo sua fonte de renda.

Mandū – Inovação Social

A jornada da Mandū – Inovação Social começou em 2002, dentro da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, por meio de um programa de Extensão Universitária focado no fomento a negócios comunitários. Em 2004, fundaram o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) e firmaram sua atuação ao integrar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV, na qual puderam formar parcerias estratégicas com os principais investidores sociais do Brasil.

Em 2014, os ganhos de escala do ISES demandaram sua graduação da universidade, transformando-se em um spin-off acadêmico, que marcou a transição para um negócio de impacto social. Esse processo foi fundamental para ampliar a atuação Mandū e tornou as iniciativas mais abrangentes, sempre focadas em promover inovação social e fortalecer economias locais.

Fundação Cargill

A Fundação Cargill foi criada em 18 de setembro de 1973, em Campinas (SP), com o propósito de “contribuir para o desenvolvimento e promoção da tecnologia e estudos científicos relacionados com a agricultura”. Em 1997, teve início o programa de voluntariado corporativo, quando funcionários da Cargill passaram a entregar material escolar para crianças em comunidades rurais.

Há mais de 50 anos, a Fundação Cargill tem se dedicado a promover a disseminação do conhecimento e contribuir para a transformação social do Brasil. Nos últimos dois anos, a Fundação passou por um processo de reposicionamento estratégico para atualizar o seu papel e fortalecer a sua atuação, que levou à atualização da missão e a uma nova visão.

 

Serviço

O quê: Maratona Farinha de Babaçu, promovido pela Mandu Inovação Social e Fundação Cargill;

Quando: no dia 13 de dezembro, das 8h às 17h30;

Onde: no Sebrae Lab (no Sítio do Rangedor, na Av. Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohafuma, em São Luís);

Inscrições: gratuitas, até o dia 5 de dezembro de 2024, por meio do link: https://bit.ly/495xWnc.

Assessoria de Imprensa: (98) 9 99968-2033 (Gustavo Sampaio).

Redes Sociais

Rede Mulheres do Maranhão

Instagram: https://www.instagram.com/redemulheresdomaranhao/

Facebook: https://www.facebook.com/redemulheresdomaranhao

Compartilhe