Você sabia que a primeira televisão universitária do Maranhão também é pioneira na exibição de telejornal e reportagens estaduais com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais? Esse avanço histórico garantiu às comunidades surdas e aos ouvintes mais acessibilidade ao jornalismo de qualidade, maior inclusão social e promoção da cidadania. Em 2024, o Núcleo de Jornalismo da TV UFMA manteve em alta a tendência de inovar sempre com excelência e crescer com responsabilidade e profissionalismo.
Neste ano, 1.918 produções telejornalísticas foram realizadas. Um crescimento de 56,57%, em relação a 2023, que contabilizou 1.225 produções. A TV UFMA emplacou ainda 12 reportagens nacionais exibidas, em matérias de rede na TV Brasil e TVE Bahia. Em parceria com a Universidade FM exibiu ainda oito edições das sabatinas com candidatos (as) a prefeito (a) da cidade de São Luís.
Em parceria com as rádios Universidade FM e Timbira, a TV UFMA realizou ainda a cobertura inédita do São João do Maranhão, totalizando 72 horas de transmissão ao vivo, 49 entradas ao vivo e 50 reportagens especiais. Para consagrar um ano vitorioso e de forte crescimento editorial, a TV UFMA conquistou premiações importantes, a exemplo do Prêmio Líder (votação popular) de Melhor TV Pública e Melhor Repórter, entregue à jornalista Luciana Rodrigues. Além disso, a TV foi finalista dos Prêmios SEBRAE e FAPEMA de Jornalismo.
Vinculada à Superintendência de Comunicação da Instituição (SCOM-UFMA), a TV UFMA integra com a Diretoria de Comunicação e a Universidade FM, os principais canais da Universidade para a promoção de informações e difusão de conhecimentos na comunidade acadêmica. Com profissionalismo e responsabilidade, compartilham a produção científica contemporânea e democratizam os avanços no ensino, na pesquisa, extensão e inovação, em suas programações diárias e pelas redes sociais oficiais.
De acordo com a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, as produções jornalísticas da emissora desempenham uma importante contribuição social, que é “garantir para a comunidade acadêmica, telespectadores e internautas acesso a informações atualizadas e relevantes sobre os assuntos mais importantes do dia a dia”, concluiu Cecília Leite. Ela ressaltou ainda que “a produção telejornalística da emissora e cobertura dos acontecimentos contribuem para a qualidade do jornalismo local, fortalecendo a luta contra a onda de desinformação”, concluiu a diretora da TV UFMA.
Para o coordenador de Jornalismo, Fábio Cabral, todos os programas e interprogramas da emissora obedecem a princípios éticos em seus processos de produção. “Produzimos e geramos um jornalismo profissional, regido pela ética e focado no compromisso público e da gestão do reitor Fernando Carvalho em divulgar a produção científica e tecnológica, promover a sustentabilidade, a educação e a cultura da nossa gente, além de contribuir para a formação de novos profissionais. Por isso, somos rigorosos com a checagem dos fatos e a análise crítica das informações coletadas”, garantiu Fábio Cabral.
Para falar com o Jornalismo da TV UFMA, ligue 98 98600-6061 (Telefone/WhatsApp)
E-mail: [email protected].
Telefone convencional: 98 3272 9100.