O presidente estadual do PT, Francimar Melo, foi mais um dirigente partidário a se manifestar pela legalidade da reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) para presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, biênio 2025/26.
A socialista reelegeu-se em novembro ao derrotar o deputado Othelino Neto, pelo critério regimental de possuir idade superior a do seu oponente após empate por 21 a 21 em dois turnos.
O partido do parlamentar, o Solidariedade, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que está sob a relatoria da ministra Cármem Lúcia, objetivando alterar o resultado do pleito interno para que Neto seja consagrado vencedor.
“A democracia brasileira têm regras que devem ser preservadas e não pode ser diferente nos embates. A eleição da Assembleia Legislativa do MA tem regras. Espero que o STF defina e dê uma posição que considere as regras do jogo na eleição da Casa e também que sirva de referência para outras eleições. Entendo que a presidente Iracema Vale tem legitimidade para assumir o próximo mandato, afinal, a eleição cumpriu as regras até aquele momento”, disse o petista.