O PT, partido do presidente Lula que está federado com o PC do B e PV, realizou, neste sábado, Conferência Municipal objetivando avançar com a deliberação acerca de qual caminho a sigla seguirá na eleição para Prefeitura de São Luís.
Apesar de possuir caráter mais organizacional, a plenária serviu para que representantes de alas sinalizassem sua preferência para que o partido apoie a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Duarte Júnior (PSB), oficializada ontem.
O deputado e o vice-governador Felipe Camarão, apoiador declarado da pré-candidatura do socialista, participaram do encontro no qual muitos petistas apontaram como condicionante para a adesão ao projeto “Duarte Prefeito” indicar o companheiro (a) de chapa do ex-presidente do Procon.
Duarte prontamente atendeu o pedido – na verdade, o ratificou, uma vez que já havia oferecido ao PT a vaga de vice em sua futura chapa.
A plenária também serviu para que se fortificasse, ainda mais, o posicionamento do PT em não lançar candidatura própria e estar atrelado a outro projeto prefeiturável.
O cenário é extremamente negativo e desanimador para o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que tenta filiar-se ao PV para disputar novamente a eleição com o apoio da federação.
“Essa questão do Edivaldo ainda não está totalmente descartada. Mas pelo ponto de vista do debate, a posição mais forte que está se dando hoje é essa questão do projeto nacional, nós precisamos nas cidades ter uma força da base aliada do Lula e, como o PSB já tem esse projeto, que é um projeto que já tem uma certa força, o Edivaldo entrou após com esse pedido, não vejo, hoje, com tanta força mais esse sentimento de ele vir para federação e com isso acho que o caminho que vai se delineando é a federação fazer uma aliança. Isso não depende somente do PT, porque depende também do PC do B e PV. Está prevista para segunda-feira uma reunião da federação, na sede do PT, para tratarmos sobre o mapa da federação e, com certeza, iremos tratar sobre São Luís. E tratando sobre São Luís, iremos tratar da filiação do Edivaldo até para darmos um retorno para ele”, disse Francimar Melo, presidente estadual do PT, ao ser questionado pelo editor do Blog sobre a possibilidade de filiação do apoio da federação a Edivaldo.
“Temos visto nas discussões que vai se descartando o projeto de candidatura própria. Não está definido, mas a gente vê que não tem mais a mesma força a discussão de candidatura própria. A discussão mesmo está se dando no caminho da aliança”, completou.
Questionado pelo editor do Blog sobre o apoio do PT a Duarte, Felipe Camarão disse que “isso ainda não aconteceu formalmente, mas a sinalização para que ocorra é muito forte”.
“O encontro avaliou conjuntura, mas não foi um encontro de tomada de posição. O fato é que o PT tem intensificado o diálogo com o PSB , mas não ouve ainda fechamento”, comentou Honorato Fernandes, presidente do diretório municipal de São Luís.
Sobre o assunto, Nonato Chocolate, outro membro histórico do partido, cravou: “Sinalização na direção dele [Duarte]”.
PC do B – O PC do B também realizou neste sábado, na capital maranhense, sua Conferência Municipal.
Duarte e Camarão se fizeram presentes.
Presidente regional da sigla, o deputado federal Márcio Jerry comentou o assunto apoio a Duarte Júnior após ser indagado: “Vamos intensificar os diálogos para colaborar na construção de uma grande frente oposicionista. Esperamos evoluir bastante nesse processo até o dia 11 de novembro quando encerraremos o ciclos de conferências com a etapa estadual”.