Na manhã de ontem, segunda-feira, 19, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu o deputado federal Allan Garcês, que também é professor da UFMA, para discutir sobre recursos para a reforma e revitalização do Núcleo de Extensão da Vila Embratel, o Neve.
O Núcleo, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, é importante espaço de prestação de serviços de saúde, recreação, arte e cultura para a comunidade da Vila Embratel e desenvolvimento de projetos de extensão de professores e alunos. Para Zefinha Bentivi, pró-reitora de extensão e cultura, para a manutenção desse espaço, é fundamental a busca por parceiros.
“A gente sempre busca parcerias que possam nos ajudar a continuar um projeto de extensão, de ensino e pesquisa tão importante quanto é esse Núcleo de Extensão da Vila Embratel, o Neve. Ele é tradicional, a gente já tem uma referência pública para esse Núcleo, mas hoje a gente precisa muito mais que isso, parcerias que nos ajudem a manter essa estrutura, a melhorá-la, a fim de que a gente possa de fato oferecer um serviço de qualidade para a comunidade. Esse é o propósito”, aponta Zefinha Bentivi.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, vem defendendo alianças estratégicas para continuar executando os projetos da Universidade. No contexto do Neve, a UFMA terá a parceria do deputado federal Allan Garcês, por meio de emenda parlamentar, para resolver os problemas que afetam o Núcleo, sobretudo, os de estrutura, para dar a ele a melhor condição de atender, com qualidade, ao bairro e às adjacências.
“Nós estivemos aqui com o deputado Allan Garcês, que é nosso professor da medicina e é um deputado que está apoiando a Universidade efetivamente, com suas emendas. Nós viemos aqui visitar o Neve, que é uma das ações que nós vamos fazer com essas emendas dadas pelo deputado, que é toda a reforma do prédio, para que a gente possa trabalhar a responsabilidade social da Universidade junto a essa comunidade, que fica no entorno da instituição, e que é necessário que a gente tenha ações efetivas, principalmente ações de extensão para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade”, explicou o reitor da UFMA.
Após a visita às instalações do Núcleo, o deputado Allan Garcês concluiu ser necessário mudar a realidade que se mostrou desafiadora. “A gente esteve um pouco antes, no gabinete do reitor. O trabalho deste deputado federal, também por ser professor da casa, é melhorar as condições aqui da nossa Universidade. E agora a gente veio conhecer o Neve e se depara com a realidade que a gente precisa realmente recuperar esse prédio, reformá-lo para entregar para a comunidade uma prestação de serviço adequada”, declarou o deputado Allan Garcês.
Saiba mais sobre o Neve
O Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE) existe desde o fim dos anos 90. É uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA que desenvolve ações com propósito de amenizar a desigualdade social e contribuir com o desenvolvimento cultural e econômico do bairro onde está localizado, comunidade vizinha à Cidade Universitária Dom Delgado.
Durante esses anos, o Núcleo vem se destacando na realização de ações, principalmente, de saúde, com a atuação forte de professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, entre outros. Mas também é um espaço para atividades de artesanato, cultura, dança, recreação, empreendedorismo.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante