O ano foi marcado por muitas ações que fortaleceram a atuação do Hospital como referência em assistência e ensino
São Luís (MA) – Ao longo do ano de 2023, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), desempenhou um papel importante na promoção da saúde pública, na formação de novos profissionais e em avanços nas áreas de pesquisa e inovação. Como órgão da Administração Pública Federal, o Hospital manteve seu compromisso com a prestação de serviços de saúde acessíveis a toda a população, em conformidade com os princípios éticos das profissões e integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, “Rememorar o ano de 2023 traz muitas recordações, um ano de desafios e de muito trabalho, no qual obtivemos muitos avanços importantes que, com certeza, impactaram na vida dos nossos usuários. A sensação é de dever cumprido, mas também de que podemos continuar a fazer mais para a melhoria da saúde e do ensino no âmbito do Sistema Único de Saúde”.
Assistência e programas estratégicos
O HU-UFMA é referência estadual para procedimentos de alta complexidade em diversas áreas, dentre elas, Cardiovascular, Traumato-Ortopedia, Neurocirurgia, Videolaparoscopia, Nefrologia, Transplantes, Gestação de Alto Risco, Facoemulsificação, Cirurgia Bariátrica, Litotripsia, Hemodinâmica, Audiometria, Ressonância Magnética, Banco de Olhos e Núcleo de Fígado. Além disso, o Hospital realiza procedimentos de média complexidade e programas estratégicos de atenção básica integrados ao SUS.
O HU-UFMA também se destacou por realizar: o primeiro transplante em indígena no Maranhão; o mutirão de escoliose; a coordenação da implantação de UTI Pediátrica na ação da Ebserh no Amapá; a participação em projetos de telemonitoramento cirúrgico; e a promoção de atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim.
Cuidado humanizado
Durante 2023, a humanização do ambiente hospitalar foi uma prioridade com ações voltadas à promoção do bem-estar dos pacientes. O projeto implementado na Pediatria tornou o ambiente mais lúdico e acolhedor, promovendo a aproximação entre pais e bebês. Além disso, foram realizadas atividades voltadas para as crianças internadas, transformando suas rotinas por meio da música. Outros dois momentos emocionantes foram a exposição dos pacientes de hemodiálise, marcada por muita alegria e dança com o projeto “Os Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão”; e a cerimônia de outorga de grau a um paciente durante sua internação no Hospital.
Integração com a academia e a comunidade
Além de seu compromisso com a assistência via SUS, o HU-UFMA fortaleceu laços com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Foram relevantes: as parcerias estabelecidas com a UFMA, o acordo de cooperação para utilização do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) pela UFMA, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), além da formalização de doações e parcerias com instituições religiosas.
O Hospital contou, ainda, com programas de estágio para estudantes brasileiros, intercâmbio para estudantes europeus, favorecendo a troca de conhecimento, e deu início ao Programa de Fellowship em Retina Clínica e Cirúrgica, uma pós-residência na área da Oftalmologia.
Reconhecimento e perspectivas futuras
O ano de 2023 também foi marcado por reconhecimento e celebração no HU-UFMA. Profissionais foram homenageados, a superintendente foi reconduzida ao cargo e o Conselho Consultivo 2023-2025 foi empossado. O Hospital, ainda, celebrou a entrega de medalha de honra ao médico João Batista Pinheiro Barreto e concedeu o título “Doutor Honoris Causa” a Helvécio Miranda Magalhães Júnior.
Além disso, o HU-UFMA recebeu visitas da alta gestão da Ebserh em que o objetivo foi conhecer o funcionamento da instituição, discutir melhorias na prestação de serviços pelo SUS e tratar sobre a utilização do recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que será direcionado para melhoria da ambiência.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.