A Semana de Mobilização pela Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, realizada pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), que aconteceu de 4 a 9 de novembro, possibilitou um incremento de 157 autorizações realizadas no Estado. Uma elevação de mais de 330%, frente a apenas 46 emissões feitas antes da ação, que contou com apoio do Colégio Notarial do Brasil no Maranhão (CNB-MA), Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), e cartórios de notas de São Luís.
O comunicado oficial do avanço foi feito nessa terça-feira (3/12), pelo presidente do CNB-MA, Gustavo Dal Molin, em visita institucional à COGEX. Ele destacou o empenho da Corregedoria Extrajudicial nas atividades e entregou um certificado ao corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, em reconhecimento aos esforços empreendidos pelo órgão para que a ação ocorresse.
Gustavo Dal Molin (à esq.) realizou a entrega do certificado ao desembargador José Jorge
Ao receber o certificado, o desembargador falou da satisfação em poder contribuir com uma causa tão importante, mas lembrou que ainda é preciso avançar para garantir que os transplantes sejam feitos por todas as pessoas que precisam. Ao falar da continuidade da mobilização pela COGEX, ele afirmou que será realizada uma semana a cada semestre. “Esta é uma causa nobre, capaz de salvar muitas vidas e tirar da fila pessoas que esperam por um transplante. Seguiremos atuando de forma integrada, em parceria com as demais instituições, para avançarmos ainda mais nessa pauta e zerarmos a fila em nosso Estado”, assinalou.
Gustavo Dal Molin disse que é preciso comemorar o resultado alcançado como um significativo avanço e destacou que, agora, também é preciso avaliar e pensar em melhorias a serem implementadas em edições futuras. “Este é apenas o começo, mas que consiste na parte mais importante do trabalho. Agora, vamos avaliar aspectos que podem ser melhorados para a próxima mobilização, a fim de garantir cada vez mais facilidade e agilidade para quem busca o serviço”, pontuou.
Realizada no formato de abordagem corpo a corpo, a Semana de Mobilização pela Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos aconteceu no Fórum de São Luís, Hospital Carlos Macieira e Hemomar. Durante seis dias, voluntários conversaram sobre a importância da doação de órgãos, explicaram o procedimento de autorização eletrônica e tiraram dúvidas de pessoas que buscavam atendimento a serviços prestados nos espaços de realização da campanha.
Além do apoio do CNB-MA e CET-MA, a mobilização, coordenada pela juíza auxiliar da COGEX Laysa Mendes, também contou com o apoio da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-MA) e da Liga de Transplantes. No Brasil, a campanha é promovida pelo Colégio Notarial do Brasil, com apoio do Conselho Nacional de Justiça.
NÚMEROS DA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO
Além do significativo aumento de mais de 330% de autorizações eletrônicas realizadas, houve um incremento do número de cartórios que emitiram AEDOs. Antes da Semana de Mobilização, apenas 18 cartórios de notas haviam realizado o procedimento, número que subiu para 42 tabelionatos com o procedimento já concluído.
O objetivo de ampliar o debate junto à sociedade também foi alcançado, com a distribuição de mais de 10 mil panfletos, diálogos e esclarecimentos, além de mais de 100 inserções na imprensa local e nacional e milhares de compartilhamentos e interações nas redes sociais. “Tudo isso contribui para colocar o tema em discussão em todos os espaços sociais”, finalizou o desembargador José Jorge.