Blog do Ligeiro

Shows católicos emocionam plateia na segunda noite de festa organizada pela Prefeitura em homenagem aos 412 anos de São Luís

 

 

O segundo dia de programação organizada pela Prefeitura em homenagem ao aniversário de 412 anos de São Luís, no domingo (1º), foi dedicado à música católica. A ‘Cidade da Alegria’, ao lado do Terminal da Integração da Praia Grande, recebeu o Padre Fábio de Melo e os cantores Ítalo, do projeto ‘Exército de Deus’, e Diego Fernandes. A festa também contou com a presença dos personagens do Mundo Bita, que divertiram a criançada no início da programação.

Nesta segunda-feira (2), a partir das 18h, na Praça das Mercês, tem show do cantor Chico César, que incrementa a noite dedicada aos grupos de religiões de matriz africana. Apresentam-se, ainda, Samba de Terreiro, Povo do Axé, blocos afros e os artistas do grupo ‘Vozes Negras’. Chico César é um dos mais conceituados artistas da MPB. Recentemente, ele fez parceria com o maranhense Zeca Baleiro no disco ‘Ao Arrepio da Lei’. A parceria, inaugurada há 32 anos pelos dois, foi retomada com uma nova safra de mais de 20 canções, compostas entre maio de 2020 e o início de 2021, durante a pandemia.

Padre Fábio de Melo

Em um show que emocionou a plateia do começo ao fim, Padre Fábio de Melo entoou clássicos e composições autorais que se tornaram sucessos ao longo de mais de 25 anos de carreira musical. Foi um show intercalado com várias mensagens e ensinamentos, segundo a palavra de Deus. Ele falou, inclusive, sobre drogas e depressão. Uma das canções interpretadas foi “Noites Traiçoeiras”.

O artista já vendeu mais de três milhões de cópias de CDs, além de 3,5 milhões de livros. Em dezembro de 2019, entrou para o ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Em seu vasto repertório estão canções como ‘Nas Asas do senhor’, ‘Onde Deus Possa me ouvir’, ‘Trem Bala’, ‘Deus cuida de mim’, ‘Tudo é do pai’, ‘Era uma vez’ e ‘Este sou eu’.

Quem assistiu à apresentação, disse que valeu a pena. “Que show lindo e que me tocou bastante, até porque eu sou suspeita de falar do padre Fábio de Melo. Ele é maravilhoso”, disse Cíntia Ribeiro, moradora do bairro Liberdade. “Vim com a minha irmã e a minha mãe prestigiar essa festa linda e ouvir as músicas e a palavra de Deus por meio do Padre Fábio de Melo”, completou a jornalista Danielle Vieira.

A noite de festas também contou com a presença do cantor Ítalo Poeta, do projeto Exército de Deus, do qual também faz parte Ana Clara (que não pôde se apresentar por motivos de saúde). O trabalho da dupla começou nas redes sociais e conquistou uma legião de fãs, os quais passaram a ser chamados de Exército de Deus, reunindo cerca de 5 milhões de pessoas no YouTube. A partir daí, eles passaram a compor, cantar e a fazer shows pelo Brasil. Nos shows, reproduzem um pouco do que já fazem nas redes sociais.

“Para o aniversário de 412 anos de São Luís, trazemos uma mensagem de senso de pertencimento à cidade e à cultura. Essa é uma história que os moradores carregam e numa cidade linda como esta, precisamos saber que ela nos pertence e devemos cuidar muito dela, rezar por ela e pedir a Deus que livre seus habitantes de todo o mal”, disse Ítalo Poeta, que conduziu um show animado, com músicas do cancioneiro popular e fazendo um passeio por diversos ritmos.

A programação de domingo foi finalizada com a apresentação do cantor e compositor Diego Fernandes, que viaja o Brasil fazendo a mistura de rock com reggae e outros ritmos, além de oração, testemunho de libertação das drogas e canções animadas. Fernandes cantou músicas como “Templo Vivo”, “Dança de Avivamento”, “Livre Acesso” (gravada por Eliana Ribeiro, da Canção Nova) e a novidade “Já Deus Certo”.

“Acredito que esse é o meu terceiro show aqui em São Luís. É sempre uma honra. Eu amo a cultura maranhense e me sinto muito em casa quando venho aqui, também para admirar as paisagens paradisíacas desta cidade. Da última vez, visitei o Museu do Reggae e o Museu de Arte Sacra. É uma cidade abençoada pela fé e uma espiritualidade pé no chão, e, ao mesmo tempo, celebrativa. É um povo que gosta de dançar e toca o coração da gente”, declarou Diego Fernandes.


Noite do Reggae

Na terça-feira (3), a temática será Noite do Reggae, na Praça das Mercês, com a participação de DJs e radiolas, Célia Sampaio e Núbia, Donna Marie, Maneva e Kevin Isaacs (filho do rei Gregory Isaacs). Depois, na quarta-feira (4), tem samba e pagode com Xande de Pilares, Fundo de Quintal, Ferrugem e Samba da Tamarineira. Na quinta-feira (5), será a vez de Mix in Brazil, Samuel Rosa, Marina Sena e Ludmilla.

A Noite do Tambor de Crioula, na Praça das Mercês, será na sexta-feira (6), com apresentações de grupos de Tambor de Crioula e show de César Nascimento. O palco principal ficará reservado para os shows de Taty Girl, Matheus e Kauan e Joelma. As cantoras Fabrícia, Cláudia Leitte, Silva e Raphaella Santos são as atrações de sábado (7). No domingo (8), dia do aniversário de São Luís, o palco recebe Maiara e Maraisa, Klessinha, Marcelo Falcão e Erick Andrade. No dia 13, encerrando as comemorações, o público vai aplaudir com o DJ Alok.

A estrutura da ‘Cidade da Alegria’ oferece, ainda, o Espaço Reggae, com apresentações de bandas e DJs, e o Hot Space, com DJs de música eletrônica, que farão a animação antes dos shows no palco principal.

O evento conta com esquema rigoroso de segurança, com torres estrategicamente posicionadas e controladas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Uma praça de alimentação coberta oferece 60 baias destinadas a comerciantes cadastrados pela Blitz Urbana. O espaço é utilizado para a venda de alimentos e bebidas.

Com relação ao trânsito, o acesso é facilitado pela Avenida Senador Vitorino Freire e Terminal de Integração, este último com entrada exclusiva para quem se desloca de ônibus. A Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) garante a presença de agentes durante todo o evento, orientando os motoristas e reforçando a sinalização.

Compartilhe