Blog do Ligeiro

Tema do Agosto Dourado para 2024 busca reduzir desigualdades no apoio à amamentação

MATERNIDADE

“Amamentação – apoie em todas as situações” tema do Agosto Dourado para 2024 busca reduzir desigualdades no apoio à amamentação.

Em consonância ao tema, o HU-UFMA acolhe mães e seus filhos em momentos importantes

São Luís (MA) –  O Agosto Dourado, instituído nacionalmente pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, busca fomentar a assistência às mulheres trazendo informações sobre a importância do leite materno, bem como medidas para o melhor manejo de amamentação. Com mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, carboidratos e vitaminas, o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação nutricional do bebê.

Para 2024, o Ministério da Saúde traz o tema “Amamentação – apoie em todas as situações” como campanha nacional do Agosto Dourado, com objetivo de reduzir desigualdades no apoio à amamentação. Em termos práticos, reconhece as diferentes condições familiares que impactam na amamentação, de modo a garantir esse direito, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade, além de apoiar a amamentação em estado de emergência, calamidade pública e desastres naturais.

Cuidados com mães e recém-nascidos além da amamentação

Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA) possui uma Unidade de Obstetrícia referência para atendimento em gestações de alto risco no pré-natal, parto e puerpério. A Unidade de Obstetrícia é composta pelo Acolhimento com Classificação de Risco, o Centro de Parto, o Centro Cirúrgico Obstétrico e Ginecológico, o Alojamento Conjunto, a Enfermaria de Gestação de Alto Risco e o Banco de Leite Humano (BLH). “Temos uma referência pactuada com o estado e o município para o atendimento deste perfil de pacientes que nos são encaminhadas, inclusive de outras cidades do Maranhão, além da capital, São Luís”, esclarece o responsável pela Unidade, Antônio Leonardo, médico ginecologista e obstetra.

De acordo com o médico, há também um acompanhamento específico para mulheres vítimas de violência sexual, com o serviço de abortamento legal, dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde e em respeito à legislação vigente para esses casos específicos.

HU-UFMA mobilizado para o Agosto Dourado

 

A Unidade de Obstetrícia no HU-UFMA desenvolve algumas programações específicas ao longo do ano, envolvendo atividades como: exposição de materiais, entregas de  folders e brindes, orientações e rodas de conversa. Para agosto, o foco também está na formação continuada do quadro de profissionais: “Medicamentos x Amamentação: estudos de caso”; “Aumento da autoeficácia em amamentação” e “Amamentação: primeira semana de vida” são temas pertinentes à temática do Agosto Dourado.

A abertura da campanha será realizada no dia 06/08, com a palestra “Amamentação: apoie em todos os setores”, às 8h30 no auditório Central da Unidade Materno Infantil.

Banco de Leite Humano no Maranhão

 

Como parte integrante da atenção à saúde da mãe e do recém-nascido, o BLH é responsável pelas ações de incentivo, coleta, processamento e distribuição do leite humano doado aos bebês internados na Unidade Neonatal do HU-UFMA. “Somos Hospital credenciado com o Selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher (IHAC) desde 1999 e recredenciados trienalmente”, informa Antônio Rosa.

As mães interessadas em doar leite podem entrar em contato direto com o Banco de Leite Humano do HU-UFMA pelo WhatsApp (98) 99163-6833. A partir daí, as doadoras aguardam o retorno da equipe para preencher um cadastro inicial e receber as orientações necessárias para realização adequada da coleta do leite, além do agendamento de visita para que a equipe possa ir ao encontro das mães para finalizar cadastro, orientar nas dúvidas sobre o manejo da coleta e entregar os frascos. A coleta é realizada pelas mães e o leite reservado nos frascos até o recolhimento.

Antônio Leonardo alerta para o rápido consumo do estoque desse material “a depender do número de bebês internados com demanda de leite humano doado. Pelo número de leitos da UTI Neonatal, estimamos em 5 litros de leite necessários diariamente. As doações sempre podem melhorar. Trabalhamos com necessidades constantes de novas doadoras para alinhar nossos estoques constantemente consumidos a volumes apropriados à demanda”.

Além de leite doado, o Hospital recebe frascos doados que são deixados com as doadoras para coletar e armazenar em sua casa o leite de sua doação. Estes frascos devem seguir o modelo dos recipientes de café solúvel em vidro, pois permitem a correta limpeza e esterilização para reuso.

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Unidade de Comunicação Social
Superintendência
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
huufma.ebserh.gov.br
Compartilhe